segunda-feira, 19 de maio de 2014

Serra Gaúcha - destinos

Templo budista, Três Coroas.
Escolha um destino em direção à serra gaúcha, separe uns casaquinhos e muito espaço na câmera fotográfica. São diversas opções de lugares, hospedagens e, claro, gastronômicas!
Lago Negro, Gramado.
Em nosso primeiro roteiro fizemos uma "escala" em São Francisco de Paula - uma cidade pequena, mas muito charmosa. No dia seguinte, passamos por Três Coroas, onde tem um lindo templo budista. E, depois de um pedágio bem caro, chegamos em Canela e Gramado



Bento Gonçalves
Em outra oportunidade, fomos para Bento Gonçalves, a cidade das vinícolas.

Mas, afinal, qual a melhor estrada para fazer este percurso? Fiz algumas pesquisas e vi que a melhor opção é a seguinte (saindo de Florianópolis):

Rota do Sol (BR-486)




Vista do mirante no topo da Rota do Sol

- Siga pela BR-101 até Terra de Areia, na altura de Torres, comece a subida pela Rota do Sol - RS-486 (em direção à Caxias do Sul). Vá devagar e admire a paisagem, pois você irá encontrar alguns radares pelo caminho.

- Chegando em Tainhas pegue à esquerda na RS-020, logo chegará em São Francisco de Paula - vale uma pernoite. (até aqui foram cerca de 6 horas de estrada)

- Siga em direção a Três Coroas na sequência da RS-020. Há placas indicando o caminho e um trecho de 500 metros de estrada de terra. (cerca de 20 minutos)

- Volte em direção à São Francisco de Paula (mas não precisa entrar na cidade) e siga para Canela pela RS-235. (cerca de 50 minutos) - Gramado fica na sequência de Canela.

Há outras opções, como via BR-282 por Lages e Vacaria, BR-116, chegado até Bento/Caxias/Gramado - fizemos este trecho na volta de Bento e achamos a estrada muito sinuosa e estreita, o que acaba não valendo a pena. Ou pela BR-101 mas subindo por Praia Grande e pelo Parque de Aparados da Serra - dizem que a paisagem é linda, com vista para os cânyons, mas também li que é uma estrada bem sinuosa e que tem que ir devagar. Ou ainda subindo pela RS-115 por Santo Antônio da Patrulha/Taquara/Igrejinha - mas aí é para quem vem de Porto Alegre.

Antes de viajar, sempre é bom verificar as condições das estradas e possíveis obras. No site do DAER-RS (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) sempre tem as informações atualizadas. E é bom lembrar: boa parte dos trechos possui controlador de velocidade e muitas curvas. Ou seja, dirija com cuidado e atenção!

Neste link você pode ler um pouco mais sobre a história da Rota do Sol que levou 35 anos para ficar pronta.

Em outros posts vou detalhar cada uma das experiências, que são repletas de boas dicas. Aguarde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!