sábado, 10 de maio de 2014

São Paulo, terra da garoa (será?)

A primeira vez que estive em São Paulo foi em 2006 para assistir o show do U2. Foi uma passagem rápida, em companhia da minha irmã Cristiane, onde conheci pessoas queridas, como o Adriano Rebello, da Incomum Viagens - empresa pela qual embarquei para o show e que até hoje mantenho contato. Ainda tenho a camiseta do show, mas as fotos tiradas com o celular... tão ruins que não valem a pena publicar.

A segunda vez, show do Coldplay, em 2010, junto com a minha irmã, com a Daniela e o Gerson Xikota e a prima Flávia Perin, que nos deu pernoite. Banda que eu nem conhecia e passei a adorar depois do show. Eles são muito bons no palco! Mas até então eu não consegui conhecer São Paulo. Dia de show é sempre corrido. (Para não dizer que não conheci nada, passada rápida pelo Shopping Morumbi).



Show do U2, Morumbi, São Paulo, 2011.
A terceira tentativa de conhecer São Paulo, adivinha? Show do U2, em 2011, na companhia do marido. Fomos pela Incomum Viagens e desta vez pegamos o pacote de três dias. Ou seja, conseguimos passear - um pouco - em Sampa!

Como ficamos hospedados no Jardins, no Hampton Park, passeamos por ali mesmo. Na frente do hotel tinha uma padaria 24 horas, Ofner - mão na roda na volta do show! Antes do show fomos almoçar na Oscar Freire (chiques!), no bistrô Oscar Café - muito bom e preço acessível. 


Não é que lembra? À esquerda eu e
à direita a Kate Hudson (óbvio, né!)
Um parênteses: E não é que no restaurante damos de cara com o Matt Bellamy, vocalista do Muse (banda de abertura do U2), junto com a então gravidíssima Kate Hudson. Não tive coragem de tirar fotos e nem pedir autógrafo (Até pq nem reconheci quando eles entraram. O marido que disse quem eram e eu "quem?" fiquei na mesma até eu pesquisar na internet que ela tinha feito o filme "Noivas em Guerra"... "ah tá... ela é linda! quero um vestido igual àquele do filme para o nosso casamento!". Como a temática muda rápido, né?)

No domingo, dia de volta, almoçamos com a minha prima Flávia e o querido Alex no Lellis Trattoria - uma delícia de cantina italiana!

Em resumo, ficamos com vontade de quero mais. Depois disso, muita coisa aconteceu, minha irmã foi morar em São Paulo, casei (sim, descrevo nos posts como "marido", mas casamos em outubro de 2013) e voltei a São Paulo em 2013 na companhia da minha mãe.

Principais pontos da viagem de 2013:
Dia 1, sábado: Oscar Freire, Feira da Liberdade, Catedral da Sé, Pateo do Colégio, Solar da Marquesa de Santos, Livraria Cultura (na Av. Paulista) e janta no Paulista Burguer.
O que mais gostei: o Solar da Marquesa de Santos (que não estava no roteiro!). Muito interessante, bem organizado e o melhor: entrada gratuita!


Feira da Liberdade (um prato cheio de frituras)

Praça da Sé, vista a partir da Catedral.

Pateo do Colégio, ao fundo Museu Anchieta (estava fechado).

Solar da Marquesa de Santos.

Livraria Cultura (para quem gosta de livros...
impossível sair de mãos vazias!).

Paulista Burguer (bah, não lembro o nome do lanche).


Dia 2, domingo: Mosteiro de São Bento (missa com canto gregoriano), almoço no Mercado Público (pastel de bacalhau no tradicional Elídio Bar), Pinacoteca e Estação da Luz (não fomos no Museu da Língua Portuguesa, pois estava com exposição sobre o Cazuza e tinha fila que não acabava mais).
O que mais gostei: a Pinacoteca é um lugar super agradável e, para a minha surpresa, estava com visitação gratuita naquele dia (\o/).


Interior do Mosteiro de São Bento (lindos detalhes no teto e vitrais)

Pastel de bacalhau no Mercado Público.

Vão central da Pinacoteca.

Estação da Luz (trens).


Dia 3, segunda-feira: Shopping Frei Caneca - Itaú Cinemas (muito fofo, excelente sala, vale a pena). Neste dia, primeira vez que peguei chuva em SP!

Comentário geral: Não queira fazer tudo a pé em São Paulo. Parece perto, mas muitas vezes o caminho passa por trechos não muito seguros. O metrô, fora dos horários de pico, funciona muito bem e te leva para todos os lugares. Claro, viajar em feriados é bem mais tranquilo.

Minha mais recente estada em São Paulo foi no feriado de Páscoa (2014). Bem melhor! E só dia de sol. Mas este roteiro fica para um próximo post ;)


2 comentários:

Obrigada por sua participação!