quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Jet lag: Como evitar o desconforto com o fuso horário?

O jet lag é aquele efeito de cansaço causado nas viagens internacionais por conta da diferença de fuso horário, principalmente quando se transita de um continente a outro.

A Air France tem boas dicas para evitar o jet lag e eu compartilho com vocês.

Antes da partida
  • Adapte seu sono adiantando ou atrasando os horários em que costuma ir deitar alguns dias antes da partida: se você viaja em direção ao leste: deite mais cedo nos dias que precedem o voo; se viaja em direção ao oeste: tente não deitar muito cedo.
  • Evite soníferos.

A bordo
  • Assim que decolar, regule seu relógio em função da hora no destino. 
  • Evite alimentos pesados: se você viaja em direção ao leste, privilegie os carboidratos (macarrão, arroz), que estimulam o sono; se viaja em direção ao oeste, privilegie as proteínas.
  • Beba água durante todo o voo. Em contrapartida, álcool, refrigerante, chá ou café desidratam o organismo e dificultam o sono.
Na chegada
  • Para adaptar-se ao novo horário, permaneça um pouco ao ar livre e não durma durante o dia.
  • Exercite-se: andar, nadar… Uma atividade suave ajuda a aliviar o stress e a tensão física da viagem e a dormir melhor.
  • Assim que chegar alimente-se em função dos horários no local de destino.

Um outra dica de uma amiga minha é pedir uma taça de champagne no início da viagem. Motivos não faltam para comemorar. Mas é só uma taça, viu!

Orientações para viagens ao exterior: documentos importantes

Sempre que tenho uma viagem ao exterior procuro me atualizar com as informações a respeito do destino. E aqui não estou falando de lugares novos e descolados, mas sim da parte burocrática, que é a primeira etapa necessária para entrar em um país portando apenas o passaporte brasileiro. Claro, quem tiver um passaporte europeu, por exemplo, nem todas as regras aqui citadas se aplicam. 

Conforme as orientações no Portal Consular do Itamaraty, compartilho algumas dicas que podem ser importantes em sua próxima viagem.


Documentos

- Providencie seu passaporte com pelo menos um mês de antecedência.
- Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos.
- Ao receber passagens, confira os dados e serviços solicitados.
- Leve sempre uma cópia de seu passaporte.
- Leve carteira de motorista internacional: mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela.
- Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Verifique essa e outras possíveis exigências junto à representação do país estrangeiro no Brasil que você irá visitar.

Bagagem

- Identifique sua mala (nome, endereço, telefone etc).
- Leve apenas o essencial.
- Na mala de mão, leve sempre uma muda de roupa e um casaco.
- Confira a voltagem do país e leve adaptadores de aparelhos elétricos.

Aeroporto

- Reconfirme o voo de ida ou volta pelo menos 24 horas antes.
- Chegue ao aeroporto no mínimo duas (2) horas antes do embarque.
- A Receita Federal do Brasil não emite qualquer documento para comprovação da saída de bens ao exterior constantes de bagagem de viajante. Portanto, para comprovar que você está viajando com bens estrangeiros adquiridos no país, como filmadoras ou computadores pessoais, leve as notas fiscais destes bens.
- No caso de bens adquiridos no exterior e trazidos para o País em outra viagem, leve o número da e-DBV (declaração eletrônica de bens de viajante) ou do Extrato de Bens - RTE ou da DBA (declaração de bagagem acompanhada) devidamente desembaraçada, contendo a descrição detalhada do bem.
- Nunca deixe sua bagagem desacompanhada.
- No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas.
- Responda com seriedade às perguntas da Polícia Federal e da imigração.

Dinheiro

- Evite carregar notas de valores altos.
- Leve um ou mais cartões de crédito internacionais.
- Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar.

Saúde

- Leve os próprios medicamentos, já que é dificil comprar remédios sem receita médica no exterior.
- Faça um seguro saúde, sua garantia em casos de emergência.


Uma última dica que o Portal Consular aponta, e que para muitos é óbvio, ressalto aqui pois ouvi uma história bem parecida outro dia e se a pessoa tivesse lido a dica teria evitado horas perdidas, literalmente: sempre que sair leve o telefone e endereço do hotel. ;)



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Conforto a bordo: como desfrutar da viagem sem aperto


Viajar de avião tem se tornado cada vez mais comum. Entretanto, o desconforto causado por tantas horas dentro de um voo intercontinental, ainda não tem solução, mas podemos providenciar alguns itens para deixar as mais de 10 horas um pouco mais confortáveis. Então, separei dicas para você estar preparado e poder ter um viagem mais tranquila.



Itens para o conforto a bordo:


- Travesseiro para as costas, almofada de pescoço, tapa olho e tampão para ouvidos: Na hora de dormir, o que vale é o conforto. Não dá para ficar "pescando" cada vez que o sono bate. Relaxe e aproveite para chegar disposto em seu destino.

- Meias quentinhas: Dentro do avião é bom ficar sem sapatos, apenas de meias ou chinelos. Botas ou sapatos apertados nem pensar! Os pés sempre incham durante o voo. Pequenos movimentos nos tornozelos também auxiliam para a circulação sanguínea.

- Meia calça ou calça de compressão: Roupas confortáveis são itens obrigatórios. Nada de calça jeans que aperta! As meias de compressão ajudam justamente na circulação sanguínea, evitando o desconforto e até risco de tromboses. Algumas calças legging já são elaboradas com o fio Emana, que oferece a tecnologia para ativar a circulação do sangue.

- Palavras-cruzadas, revista, livro, música: Nem todo avião oferece isso, então garanta o seu estoque. A maioria dos voos intercontinentais possui tela individual com uma seleção de filmes e playlists.

- Beba água: Aceite sempre a oferta de água dos comissários de bordo. Durante o voo o nosso corpo desidrata e você acaba retendo mais líquido. Por isso, beba água para não engordar!

Quais as suas dicas? Compartilhe!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Preparações para a viagem: mala, cadeado, porta-documentos, e o que mais?

Quando começa a chegar mais perto da data da viagem, sempre deixo um lugar reservado para ir separando os itens que não podem faltar para organizar tudo. E diria que alguns são indispensáveis! Mas, afinal, quais são eles? Segue aí embaixo uma listinha básica ;)





Itens para organizar a viagem:

- Mala: A escolha da mala depende de alguns fatores - qual o seu destino, época do ano (verão ou inverno), duração da estadia. Tem quem consiga viajar, independente de tudo isso, apenas com uma mala de bordo (que pode ser levada junto na cabine no avião). Sonho meu! Ainda não cheguei neste nível. Mas o que é certo e necessário: mala com quatro rodinhas, com alça e zíper seguro. Eu sou fã das malas rígidas para despachar, mas sempre levo uma de bordo comigo, onde devem ser levados os objetos de valor e documentos. Hoje em dia as companhias aéreas recomendam que seja fotografado o que tem dentro da sua mala a ser despachada.

- Cadeado: Trancar a mala não é apenas fechar o zíper e pronto. Considerando que a sua mala irá passar por várias esteiras e na mão de muita gente, o melhor mesmo é colocar um cadeado com segredo, modelo TSA (que pode ser aberto por órgãos autorizados com chave especial) e ainda assim passar o lacre disponível nas companhias aéreas. 

- Tags identificadores: Identificar a mala com tags com seu nome, endereço e telefone é uma medida de segurança em caso de perda. Fitas personalizadas também auxiliam na hora de retirar da esteira, facilitando a identificação.

- Necessaire: Amo necessaire! Para mim, elas são mais do que necessárias. Levo uma na bolsa com os remédios, outra com os diversos cabos carregadores, outra com os cremes, e assim vai. 

- Saco zip: Sabe aqueles saquinhos para levar lanche? Eles são muito úteis para viagens internacionais. Ali você coloca os itens líquidos dentro do limite máximo permitido para levar a bordo (100ml cada, total de 1 litro).

- Porta-documentos: Eu gosto de usar uma espécie de envelope plástico com zíper para organizar os documentos que precisam estar à mão facilmente (passaporte, tickets das passagens).  

- Porta-dólar: Não é carteira. É uma pochete que você coloca embaixo da roupa para levar o dinheiro em espécie na moeda do seu país de destino. Aí você pode dormir tranquilo durante a viagem!

- Pasta com documentos: Em uma viagem internacional é recomendado você ter uma pasta com todos os documentos que podem ser solicitados na hora de passar pela Polícia de Imigração no aeroporto de destino (passagem aérea de volta, cartão de crédito internacional, comprovante de estadia, seguro de viagem, comprovantes de vacinações, etc). Cada país tem as suas regras e sempre é bom conferir antes para providenciar o necessário.

Espero ter ajudado!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Inspirações do cinema: destino Itália

Para começar a conhecer um lugar antes de viajar é bom assistir filmes que nos mostrem alguns dos cenários que iremos ver pessoalmente. É muito interessante chegar lá, percorrer as ruas e reconhecer as cenas dos filmes.

Abaixo listo alguns filmes com o destino Itália:

O Turista: filmado em Veneza, o filme de 2010 mistura ação e suspense com a atuação de Angelina Jolie e Johnny Depp. Neste filme você pode conhecer um pouco dos mares que circulam as pequenas ilhas, além de lindas vistas da cidade.

O Turista (Veneza)
Cartas para Julieta: com cenas pelo interior da Toscana, o filme inicia na cidade de Verona, onde é possível visitar o lendário balcão da casa de Julieta, do romance "Romeu e Julieta" escrito por William Shakespeare.

Apenas uma chance: disponível no NetFlix, este filme retrata a história verídica do cantor de ópera Paul Potts. Nascido no interior da Inglaterra, seu grande sonho era ser cantor de ópera e isso incluía ir a Veneza para frequentar as aulas na escola do mestre Pavarotti.

Sob o sol da Toscana: livro que virou filme e que ambos são sucessos de audiência, mostra cenas lindíssimas numa encantadora casa no interior da Toscana.

La Dolce Vita: clássico do cinema italiano, dirigido por Federico Fellini e com a atuação de Marcello Mastroianni, mostra cenas na cidade de Roma, na famosa Fontana di Trevi.

Qual a sua dica de filme? Busque as suas inspirações para sua próxima viagem!