Eu já sabia da bebida porque tinha lido previamente em um dos guias de viagens pelo Vêneto. Mas a comprovação se deu com o drink em todos os cardápios e na preferência dos clientes. Óbvio que também fomos de Spritz!
Um Spritz na chegada em Veneza, no pátio interno do hotel. |
A bebida tradicional tem suas variações e não tem uma receita certa, mas é tratada como um ritual antes das refeições. Existem diversas histórias que envolvem a sua origem (que você pode conferir mais detalhes no site em italiano)
Na despedida da Itália, no tradicional Caffè Pedrocchi, em Pádua. |
O sabor realmente é muito refrescante e a coloração encanta os olhos. Sempre era servido acompanhado de alguma coisa para beliscar. A média de preço que encontramos foi de $4 a 6 euros por taça (já incluso os acompanhamentos).
Curioso? Vamos à receita!
Spritz
- Gelo
- Uma fatia de laranja
- 3 partes de Prosecco
- 2 partes de Aperol
- 1 parte de água com gás
- Opcional: Espetinho com azeitona para decorar
- Acompanhamentos: azeitona, amendoim, batata frita
Observações:
Você pode servir em uma taça de vinho. O Prosecco é um tipo de uva branca, servido como frizante, que pode ser substituído por outro vinho branco, frizante ou espumante. O Aperol pode ser substituído por Campari.
Aperol
O Aperol é uma bebida do mesmo grupo do Campari, feito a partir de raízes e ervas. Tem até um vídeo ensinando a fazer o Spritz no site especial do grupo.
Em Vicenza, um Spritz no Terrazza della Basilica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua participação!