quinta-feira, 28 de maio de 2015

Organizando uma viagem: por onde começar?

Bom, para quem já me conhece sabe o quanto sou organizada (algumas vezes até demais!). Neste momento estou organizando uma viagem para a Itália onde irei apresentar um trabalho acadêmico. Nada melhor do que unir estudos, trabalho e lazer! Então, resolvi compartilhar com vocês a minha sequência de organização da viagem, desde a primeira etapa até a viagem em si, que será daqui a quatro meses (em setembro).

Organizando a viagem: em 4, 3, 2, 1!

Passo 1: Definindo a data

Passo 2: Escolhendo a passagem aérea

Passo 3: Selecionando as cidades

Passo 4: Reservando a hospedagem



São quatro passos iniciais, mas que não necessariamente seguem uma ordem certa, pois dependem de vários fatores. No meu caso, a data foi definida em função do Congresso que irei participar e as cidades também pela proximidade do local. Mas vamos seguir os passos citados.

1) Data: Você pode escolher de acordo com suas férias ou evento no qual estará indo participar. Lembre-se apenas de checar para não chegar na cidade em domingo ou no meio de um feriado, pois pode ser complicado os deslocamentos e informações iniciais que possa precisar.

2) Passagem aérea: A passagem aérea pode ser pesquisada através dos sites das companhias ou do Decolar, que mostra uma variação dos preços. Se você for para uma cidade que não tem um voo direto, como o meu caso, tente buscar companhias que te levem até um destino principal próximo, isso economiza tempo e garante o seu voo pela mesma empresa, mesmo que tenha conexões. Veja quanto tempo tem o total de viagem, pois na hora de esperar por muito tempo no aeroporto você irá se arrepender de ter economizado, além de acabar gastando com café e outras comidinhas.

3) Cidades: Aproveite o deslocamento e já faça um mapeamento das cidades próximas. Veja as distâncias e se é fácil de chegar até lá (trem, ônibus). Li num site e achei bom lembrar: 1km em qualquer lugar do mundo é igual a 1km no Brasil. Caso você esteja indo para uma cidade grande com poucos dias de estadia, como Nova Iorque, Paris ou Londres, recomendo que fique só nesta cidade, pois já terá muito o que conhecer. Pelo Google Maps você consegue visualizar os possíveis roteiros (e até passear pela cidade na opção Street View).

4) Hospedagem: Mas já? Bom, eu gosto de escolher bons hotéis, pousadas ou apartamentos em cada lugar que visito. Neste caso, estou indo para a Itália no final do verão europeu, ou seja, tudo lotado! E mais caro. Por isso, fiz um levantamento rápido, de acordo com minhas condições financeiras, para escolher algumas opções de hospedagem. Bons sites para pesquisas são o Booking e o TripAdvisor.

Depois disso você irá perceber que terá que ir alterando as datas para conseguir ajustar hospedagem, aéreo e cidades.

Importante: Quanto irei gastar?
Para ter uma ideia geral dos gastos você pode montar uma tabela, ou uma planilha no Excel, com os itens: dias, transporte, hospedagem, alimentação. Para alimentação na Europa eu costumo colocar 100 euros por dia (por pessoa), para que seja possível ter uma folga no orçamento. Num dia gasta-se mais e noutro menos, e por aí vai equilibrando. Assim você terá uma previsão de quantos dias poderá ficar no seu destino de férias sem estourar o orçamento!

E você, já tem sua próxima viagem programada? Que tal começar a organizar?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!